RESPONSABILIDADE

Nenhum comentário




Equipe: Alice Ferreira, José Djneson, Larissa Emanuele, Maria de Fatima, Maria Rozalia, Naize Mirele, Natalia Estevão, Rafaele Severo, Thayná Kelly
Série: 3º “C”



Responsabilidade do latim responsabilitas, de respondere = responder, estar em condições de responder pelos atos praticados, de justificar as razões das próprias ações.
De direito, todo o homem é responsável.
Toda a sociedade é organizada numa hierarquia de autoridade, na qual cada um é responsável perante uma autoridade superior.
 Dever de arcar com o próprio comportamento ou com as ações de outro. Natureza ou condição do que é responsável. Obrigação jurídica concluída a partir do desrespeito de algum direito, no decurso de uma ação contrária ao ordenamento jurídico. Competência para se comportar de maneira sensata ou responsável.
 O termo aparece em discussões sobre determinismo e livre-arbítrio, pois muitos defendem que se não há livre-arbítrio não pode haver responsabilidade individual pois as ações pelas quais o individuo seria responsabilizado não foram praticadas de livre e espontânea vontade, e consequentemente, também podem ser uma pessoa muito errada: um aluno, um professor e um cidadão não pode haver nem castigo nem punição justa para atos julgados irresponsáveis.
 Os motivos das ações de um indivíduo responsável devem fazer sentido e este deve fazer conhecer suas opiniões sem causar transtorno, ao resto da comunidade. Ser responsável é a obrigação de qualquer cidadão para uma vida saudável em sociedade.
             
 

Nenhum comentário :

Postar um comentário